Seguidores

16 outubro 2006

Leituras recentes

[ Desenho: Fernando Chuí & Marcia Tiburi]
ESTAR SOZINHA NÃO É SOLIDÃO
Quem tem medo de ficar só não se dá a chance de descobrir as delícias de um encontro consigo mesma.

MARCIA TIBURI

Fundei há anos o MDS, Movimento em Defesa da Solidão, com o objetivo de tornar o "estar só" um direito humano. Eu, que gosto tanto de ficar sozinha, imaginei que a minha demanda encontraria eco em um mundo onde estar junto é sempre possível, nem que seja virtualmente. O MDS tem um líder e um membro, eu mesma. Não aceita parceiros, mas respeita apoiadores e simpatizantes, que podem fundar seus movimentos desde que não queiram se reunir ao meu. Ajudam se mantendo longe. O MDS não presta serviços nem publica manifestos, não pode promover um Disk-Solidão, um telefonema estragaria a sua revolução. Seu lema é até bem antipático: "Me deixa!" Faço passeatas diárias com minha bandeira transparente: o MDS tem que ser invisível, pois quanto mais se mostra mais se contradiz. (Vou parar de falar antes que se espalhe a notícia, acabando com a luta pelo "estar só é bom demais".)...
...Mas ainda estou mais para o Zaratustra, de Nietzsche, que se retirava para as montanhas para isolar-se e voltava para contar as novidades. "Estar junto" sem temperar com "estar só" é tão ruim quanto "estar só" sem saber o que é "estar junto".
[claudia.abril.com.br/edicoes/530/aberto/familia_filhos/conteudo_100610.shtml]
As coisas cheias de seu oco. Quando o oco girava era o tempo que se consumia em espiral. (Tiburi, M. A mulher de costas. p. 18) A viagem para o muito longe desce por dentro da pele. (__ p. 30) ...porque a verdade é um afloramento, mais do que uma pele que se arranca. (__. p. 53).
_______________________________________________________________
O teu corpo em minhas mãos - I
Hoje
olhei tua nuca
como se ali
não houvesse depositado
todos os beijos
que incandescentes
ainda resplandecem!

Neide Archanjo
(Todas as horas e antes, p. 45)

Conto meus poemas
como um avarento conta
suas moedas.
Há um comércio entre o poeta
e a folha a ser lavrada.
Porque custa muito um poema.
Cada palavra é o rosto de Deus
e o poeta um vazio ajoelhado.


Neide Archanjo
(Todas as horas e antes, p. 175)

Não pude ser
o teu amor perfeito
antes esta ferida.
Por isso para ti
não serei a pele
__ poro a poro teu alumbramento __
serei apenas a cicatriz.
Perfeita.


Neide Archanjo
(Todas as horas e antes, p. 167)


Nenhum comentário: